domingo, 28 de setembro de 2014

Ceratocone

O ceratocone é uma distrofia ocular que atinge a córnea, onde a córnea se torna mais fina e tem seu formato modificado, assumindo um aspecto cônico,ou seja uma distrofia da corneá causando uma deformação da córnea, fazendo com que a pessoa desenvolva astigmatismo ou miopia. Trata-se de um problema hereditário, que costuma se desenvolver na adolescência e estacionar na idade adulta, por volta dos 25 e 30 anos. No Brasil, estima-se que a doença atinja três a cada mil pessoas.
O primeiro sintoma que leva um paciente a procurar ajuda médica é a visão embaçada, que num primeiro momento pode ser diagnosticado como apenas astigmatismo. Caso o oftalmologista suspeite de ceratocone, pode solicitar um exame mais especializado chamado topografia corneana, que pode diagnosticar os casos já na fase inicial. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce não impede que a doença evolua, embora a maioria dos casos permaneça na fase mais simples, que pode ser resolvida com o uso de óculos. O ceratocone não provoca vermelhidão, não produz secreção ou faz a pessoa lacrimejar.
 A maioria dos casos de ceratocone resultam em problemas de visão não muito graves, como astigmatismo e miopia e são tratadas com óculos, anel de Ferrara, e as lentes de contato rígidas, e agora para o tratamento do ceratocone é utilizado a mais nova tecnologia chamado cross linking, que interrompe o avanço. O cross linking permite interromper a progressão do ceratocone usando vitamina B2 associada à luz ultravioleta para enrijecer a córnea. O procedimento visa estabilizar a doença, em alguns casos, não se faz necessário o transplante. Se o ceratocone evoluir a pessoa vai necessitar de um transplante de córnea. As técnicas de transplante também tem evoluído e hoje existem diferentes técnicas de transplantes, se tornado assim um procedimento cirúrgico cada vez mais seguro.
 É importante sempre procura um especialista antes de se auto diagnostica. Qualquer dificuldade ou sintomas visuais a orientação é, procure um oftalmologista e cuido da sua visão. Fica a dica!
                             
                                         Vandeir Junior

                                                                                                              vandeir_junior@yahoo.com.br


                                                                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário