sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A importância de se medir a DNP

A DNP, ou distância naso-pupilar, está entre as principais medidas da óptica e deve ser feita através de um instrumento chamado pupilômetro. A DNP mede o reflexo corneano, ou seja, o eixo visual do olho. É através desta medida que as lentes oftálmicas são centralizadas adequadamente nas armações.
A medição inadequada da DNP pode provocar sérios problemas de adaptação às lentes oftálmicas, principalmente em altas diopitrias, lentes progressivas e adaptações especiais.
Quando há altas dioptrias envolvidas, o erro de centralização provoca efeitos prismáticos, que dificultam a adaptação às lentes. Nas crianças, estes efeitos podem prejudicar o desenvolvimento da visão.
Já em lentes multifocais, errar a DNP pode provocar problemas posturais no usuário, que precisará virar o rosto constantemente para conseguir enxergar com nitidez.
A forma correta de se medir a DNP é medir cada olho separadamente; isso porque nem sempre a DP (distância pupilar) total é dividida exatamente entre os dois olhos. Você normalmente irá encontrar DPs ligeiramente diferentes para cada lado. Exemplificando: Uma DNP de 60mm não necessariamente corresponderá a 30mm para cada olho. Você poderá encontrar 29mm para um olho e 31mm para outro. Por isso é sempre necessário verificar a DNP monocular.          
                                                   Vandeir Junior
vandeir_junior@hotmail.com
                                                                                      

Um comentário:

  1. Oi, fix meu exame recentemente e Minha dioptria não mudou Nada, só que quando fui fazer os óculos a moça mediu minha Dnp e deu 64, e sempre que usei óculos era 62 e estou sentindo um desconforto, pode ser por conta disso, minhas vistas estão irritadas.
    Obrigada desde de já, se puder me tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir