domingo, 25 de outubro de 2015

Lentes BIfocais


Lentes Bifocais
São lentes que possuem somente dois campos de visão.Um para longe e outro para perto. Atualmente as principais lentes bifocais trabalhadas no mercado brasileira são chamados: Ultex, Biovis e Kriptock. As lentes chamadas Executive, Katral e Omega, são tipos de lentes para casos específicos.
Bifocal Biovis
Lentes Biovis  conhecida como Panopitick, topo reto, base prismática superior (BPS)e flap top. Usada quando a dioptria esférica de longe for negativa, ou quando a dioptria esférica de longe for positiva menor que adição.
Bifocal Ultex
Conhecida também como Balux e base prismática inferior (BPI), essa lente do tipo bifocal ultex é usada somente para forças dióptricas de longe esféricas positivas maiores que adição.
Bifocal Kriptock
 Conhecida também como base prismática central (BPC), indicada sempre quando a adição for igual ao grau de longe.

Bifocal Execultive
Lente bifocal execultive conhecida como Franklin, é o bifocal mais antigo.  Esta lente é freqüentemente recomendada como uma lente ocupacional para os pacientes envolvidos com um monte de leitura e em crianças, para o estimula o cristalino.
Katral Omega
Indicado para altas dioptria. ( a partir de +9,00)
*Atenção
 - Quando a dioptria de longe for negativo, e quando a adição for maior que a dioptria de longe. Bifocal indicado Biovis.
   - Quando a dioptria de longe for positiva maior que a adição, o bifocal indicado é o ultex.
   - Quando a dioptria for igual a adição, ou em caso de dioptria esféricas com sinais diferentes em AO, o bifocal indicado é o kriptock.

                                                                                            Vandeir Junior

Um comentário:

  1. Tudo bem? Sou se SP. Tenho um bifocal K2 (um pouco maior que o Kriptok) de +2.00 em cada olho e 0.00 pra longe.. Mandei fazer um Balux com +2.00 e +0.50 pra longe, mas ele ficou "FORTE" pra mim. Na máquina as duas lentes "dão" +2.00, mas no uso o Baloux é bem mais forte (foco coisas com a K2 mais de longe do que com a Balux). Sabe a razão disso? Se eu fizer um balux com o grau menor, +1.75 ou +1.50 eu vou ter o mesmo resultado que o K2 de +2.00? Meu uso é específico para tocar lendo partitura (sou músico). A distância da partitura fica boa com lente +2.00, apesar de eu ter +2.50 de presbiopia e +0.50 no "descanso". Com +2.50 a partitura desfoca. E infelizmente com a balux de +2.00 também, na mesma distância... Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir