segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Espessura das lentes oftálmicas X estética










Hoje na atualidade aumentou significativamente o cuido com a estética, pesquisa aponta que o Brasil esta entre os países mais vaidosos do mudo e que o Brasileiro estar mais disposto a investir cada vez mais na estética e na aparecia. Visando isso o mercado óptico deve se adequar e se enquadro, deixando de vender apenas óculos e sim passarem a vender saúde e estética.
.Para nós do segmento óptico estamos vivendo a era do avanço tecnológico, onde essa tecnologia nos possibilitar a cuidar da saúde visual, da aparência e da estética do nosso cliente. Uma frase que era muito falada antigamente e que até hoje ecoa dentro do PDV da ótica é: “As lentes do meu óculos vai ficar muito grossa.” E através dessa frase confirmamos que a cada dia que passa as pessoas estão mais vaidosas, e cuidando melhor da sua aparecia. E confiando inteiramente ao consultor óptico essa responsabilidade que requer conhecimento e pratica nesse assunto.
E nesse caso especifico exigi um conhecimento técnico e pratico no que refere à espessura de lentes oftálmicas. Para entendermos melhor vamos conceituar espessura. Espessura é o tamanho em milímetros que pode ser encontrado em cada ponto da lente. E essa espessura estar interligada diretamente com à dioptria (grau), o tamanho do aro da armação que evolve diretamente o diâmetro, a DP ( distância pupilar), posição do eixo ( indicado na receita médica), e os matérias das lentes oftálmicas.
O tamanho e o diâmetro da armação implicaram diretamente na espessura da lente, por que cada armação exige uma lente com um diâmetro maior ou menor de acordo com a necessidade e escolha do cliente. E é papel do vendedor presta uma consultoria e orientar o cliente ajudando ele a fazer a melhor escolha de acordo com a dioptria, ter sempre uma atenção especial com as altas dioptrias, pois o peso e a espessura vão ser baseados no tamanho e no diâmetro da armação. Lembrando sempre que quanto menor a armação, menor será o diâmetro e mais leve e mais fina será a lente.
É importante saber que a DP tem também sua influencia na espessura final da lente, um critério pouco utilizado pelos consultores ópticos é na hora de escolher uma armação, cuja soma do aro e da ponte seja igual ou aproxima a DP, isso resultara a uma melhor distribuição de espessura.
O eixo indicado na receita médica também tem sua parcela na espessura final das lentes, o posicionamento do eixo influência diretamente no acabamento final da lente. Para entendermos melhor vamos citar aqui dois exemplos de eixos, os contra regra que variam de 70° a 110°, também conhecido como eixos com meridiano vertical. Os eixos a favor da regra variam de 160° á 20°, conhecido também como eixos com meridiano horizontal. É muito importante entendermos isso por que o eixo tem um parcela muito importante na espessura final das lentes, todos os eixos que tiverem no meridiano horizontal, ou seja, a favor da regra as lentes ficaram mais finas na bordas, comparados com a mesma dioptria com os eixos no meridiano vertical ou contra regra.
E nessa busca por uma estética melhor e de um acabamento melhor, temos os matérias das lentes, os principais propulsores de estéticas em lentes oftálmicas. Temos várias matérias, e cada material tem seu índice de refração, não vou conceituar índice de refração para não sair do tema que estamos abordando nesse artigo, mais o que precisamos entender de índice de refração nesse contexto é que, quanto maior for o índice de refração do material da lente, mais fina será a espessura final da mesma. Temos os matérias de resina CR 39 ( orgânica), seu índice de refração é de n 1.499,  trivex n 1.530, resina policarbonato n 1.586, as lentes de alto índice que variam de n 1.600 a 1.74 e as lentes que com o avanço da tecnologia digital estão diminuído sua produção, são as lentes  em cristal High-Light de 1.700 a 1.900. Quanto maior for o índice de refração do material da lente menor será sua espessura final.

Essas dicas deixadas nesse artigo têm o intuito de desperta a sua curiosidade, para que você aprofunde em cada item citado aqui, para prestar uma verdadeira consultoria para seu cliente, e assim fazer com que a saúde visual e a estética caminhe lado a lado, proporcionando para o seu cliente uma experiência única.  E com certeza você fará o diferencial para seu cliente, e será o diferencial da sua empresa. Fica a dica. 


                                            Vandeir Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário