segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A importância dos óculos de sol

Algumas pessoas com certeza já se queixou para você o porquê de não usa óculos de sol, e a resposta na grande maioria das vezes é essa: É porque sinto dores de cabeça, e um certo desconforto visual? E isso é comum ouvir de usuários de óculos solares. O que causa esse desconforto? Não só a questão da proteção UV, outra questão pouco comentada é a formação de pequenos prismas, formados pela curvatura das lentes “planas” ou de pequenos prismas indesejados no ato de fabricação das lentes, dispostos de uma maneira errado encontrado em óculos paralelos.Alguns óculos solares têm suas lentes com uma pequena inclinação, no sentido horizontal, ficando as bordas temporais mais próximas dos olhos, do que as bordas nasais. A causa é a alta curvatura das lentes que as aproximam mais do lado temporal do que o lado nasal. Isso gera um pequeno prisma, pela inclinação da lente. Isto obriga os olhos a tomarem uma distância pupilar maior, que incomoda o usuário. Incomoda por que olhos estão acostumados a convergir, quando olhamos para perto e esse exercício dos olhos é natural, mas ao contrário, quando divergem, torna-se incomodo. Sabemos que alguns fabricantes de óculos solar já fazem uma compensação prismática para evitar o chamado desconforto visual tão questionada pelo o usuário.
Outra pergunta bastante comum feita pelos usuários de óculos é: “ Esse óculos tem proteção Ultra Violeta (UV)”. Para entendermos melhor, é fundamental saber que a Radiação Ultra Violeta é considerado um fenômeno físico, por que é uma onda. A radiação Ultra Violenta é o comprimento de onda menor que 400nm (nanômetro). Sua principal fonte é o sol, lembrando que algumas lâmpadas também emitem radiação UV. Os raios UV são classificados UVA com o comprimento de onda de 320 a 400nm. UVB com o comprimento de onda de 280 a 320 e UVC de 200 a 280nm. Essas radiações ultra violeta podem causar danos para nossa saúde visual. A exposição dos nossos olhos aos raios UV pode gerar alguns danos e patologias oculares por exemplo,  Fotoqueratite, catarata, diminuição da visão, hemorragia intraocular, alterações na percepção de cores, queimaduras superficiais, pterígio, dentre outras. O melhor mesmo é a prevenção com óculos de sol de qualidade.
E é por isso que os profissionais do seguimento óptico deve orientar os usuários do perigo que é para saúde visual comprar replicas de óculos nas ruas e em mercados populares. Procure especialista na área para indicar o melhor para você, lembre-se com saúde não se brinca.

    vandeir_junior@hotmail.com                                      Vandeir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário