segunda-feira, 23 de julho de 2012

Glaucoma



Glaucoma
É característica dos olhos acometidos de tensão elevada, que atinge 5% da população com cerca de 40 anos de idade. A tensão interna do olho aumenta devido à dificuldade de liberação do humor aquoso; líquido existente entre a córnea e o cristalino.
O glaucoma é classificado como:
Simples – Decorre de um distúrbio fisiológico do sistema de escoamento do humor aquoso;
Agudo – Apresenta sintomas intensos e imediatos num olho sem antecedentes glaucomatosos;
Congênito – Se caracteriza pelo fechamento do ângulo irido-corneano e pelo aumento do volume do globo ocular;
Secundário – É decorrente de problemas patológicos que, se detectados a tempo, podem ser solucionados.
Seu tratamento é feito a base de colírios específicos.
                         


Olho humano

                                                       

Olho
Schematic diagram of the human eye pt.svg
Diagrama esquemático do olho humano.









O olho humano é o orgão responsável pela visão no ser humano. Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros,  o olho é o orgão sensível que permite detectar a luz e transformar essa luz em impulsos eléctricos, eviados para o celebro através de estimulos nervosos, e o nervo óptico transforma esses estimulos em  imagem., que permite o celebro fazer o reconhecimento das imagens.


Envie sua pergunta para o e-mail vandeir_junior@yahoo.com.br













                                                                             

domingo, 22 de julho de 2012

Catarata


Catarata constitui na opacificação do cristalino, acarretando graves problemas de visão; para qualquer tipo de catarata, o único tratamento realmente eficaz é a cirurgia.Onde é retirado o cristalino e introduzido uma lente intra ocular.
A catarata pode ser:
Congênita – Ataca a criança antes do nascimento;
Traumática – Derivada de acidentes;
Adquirida – Pode ser causada por traumatismos, perturbações endócrinas (metabólica) ou senilidade.
      começo                              totalmente opacificada  

Estrabismo


Todo estrábico tem visão dupla. Geralmente o estrábico tem uma ametropia que causou o abandono de um dos olhos, fazendo com que a visão do olho abandonado fique atrofiada. Com a visão atrofiada o olho toma uma posição qualquer, saindo da posição normal. Quando o estrábico (até dois anos) tenta fundir as duas imagens e não consegue, abandona a visão em um dos olhos e daí surge o estrabismo. Entre os dois e três anos poderá ser recuperado pelo oftalmologista. Depois desta idade torna-se problemática sua recuperação. A recuperação estética poderá ser conseguida, mas visual é muito difícil. Em certas circunstâncias o estrabismo pode ser recuperado com lentes prismáticas.

O estrabismo latente é classificado em :
Esoforia – Olho desviado para dentro;
Exoforia – Olho desviado para fora;

Hiperforia – Olho desviado para cima;

Hipoforia – Olho desviado para baixo;
Cicloforia – Olho se desvia em torno de si.



O estrabismo aparente é classificado em: 

Esotropia – Olho desviado para dentro;
Exotropia – Olho desviado para fora;
Hipertropia – Olho desviado para cima;
Hipotropia – Olho desviado para baixo;
Ciclotropia – Olho se desvia em torno de si. 
O estrabismo pode ser tratado através de exercícios de ortóptica e/ou com o auxílio de lentes especiais. 

Luz, ametropia, miopia, hipermetropia,astigmatismo e presbiopia.

                           
É uma onda eletromagnética,constituída  por pequeníssimas partícula de energia que se chama fótons que viajam em uma velocidade de 300.00 km/s no vácuo.



Reflexão
O raio de luz incide em uma superfície, e essa superfície ou objeto é refratada para nosso olho, chegando a retina a onde  através de  impulsos nervos, os nervos ópticos leva a imagem ao celebro a onde a imagem é reconhecida


 
Ametropia
Ametropia é quando uma pessoa precisa de alguma correção visual. Quando os raios de luz não se em encontram na retina.


Tipos de ametropias

Miopia
Hipermetropia
Astigmatismo
Presbiopia
                                                Miopia 
       Quando os raios de luz se encontram  antes da retina se denomina miopia. Os míopes enxergam objetos próximos claramente, e os distantes desfocados. E nas receitas é representado pelo sinal(-). E é compensanda por lentes negativas.
             

Hipermetropia

       Quando os raios de luz se encontra depois da retina, encontramos ai a hipermetropia. O hipermetrope tem mais dificuldades de enxergar de perto do que para longe e em alguns casos não enxergam nem de perto e nem de longe. Nas receitas e representada com o sinal(+). E é compensada com lentes positivas.






Astigmatismo 

       É a ametropia que a acontece por uma pequena irregularidade ou desnível, na superfície da córnea, que acaba desviando os raios luminosos para pontos diferentes dentro do globo ocular, e representado na receitacom no campo cilíndrico com o sinal(-).
                              
                                             Presbiopia
       É a perda de acomodação ou poder de convergência do cristalino para focalizar objetos próximos. Após os 38 anos de idade, o cristalino começa a perder a elasticidade,Também é conhecido como “Vista Cansada”. nas receitas é indicada no campo de adição com sinal (+). As lentes que compensa a presbiopia são lentes multifocais do tipo bifocal e lentes multifocais progressivas.